miércoles, 27 de diciembre de 2006

Tres poemas y ninguno

Y SI ESTO FUESE SÓLO POESÍA?


"Eu acho que o envolvimento político

e na militância, no ativismo, me ajudou muito

a conceitualizar o objeto de estudo das minhas

pesquisas, as questões que eu queria investigar;

e sinto, ou gostaria de pensar, que o que eu tenho

produzido como pesquisador é mais significante

por causa desse processo de ser informado

por uma prática cotidiana na militância.


Às vezes eu acho que dificulta, sim, um certo tipo

de aprimoramento acadêmico; que se você pegasse

todo aquele tempo que está gastando na prática,

toda aquela energia e colocasse exclusivamente

em raciocínio, análises, interpretações, certamente

a sua produção seria bem maior, e talvez a sofisticação

das suas idéias também. Não sei se a importância

que o seu trabalho teria para o mundo seria maior."

*

CRÓNICA DE UN ECLIPSE, 1973


"Los científicos exploraron

los secretos del sol y los tribeños

creyeron que los astrónomos les habían

robado el Astro Rey durante el eclipse solar.

Los gallos cantaron al segundo amanecer del día

y los sorprendidos pájaros levantaron vuelo

desde las orillas del lago de verdes aguas rumbo

a sus nidos, sin comprender por qué la noche

había llegado tan pronto. Millones de flores

cerraron sus pétalos durante la breve noche

del eclipse y los volvieron a abrir

al casi inmediato amanecer".


*

CONVERSA PRE-HOLOCAUSTO


Wittgenstein: — Vou à Noruega.

B. Russel: — Lhe previno que lá os dias são muito escuros.

Wittgenstein: — Odeio a luz.

B. Russel: — Vai se sentir tão só!...

Wittgenstein: — Quando falo com seres inteligentes me prostituo.

B. Russel: — Estás ficando louco.

Wittgenstein: — Que Deus me livre da gordura!...

B. Russel: — Isso é o que Deus vai fazer.

Wittgenstein: — E você, o que faz?

B. Russel: — Uma Organização Mundial para a Paz e a Liberdade.

Wittgenstein: — Que divertido!...

B.Russel: — Suponho que prefira que eu fundasse uma Organização Mundial

para a Guerra e a Escravidão.

Wittgenstein: — Sem dúvida

No hay comentarios.: